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Análise de Mercado

Análise de Mercado

Agora que você já trabalhou e publicou os fundamentos e também mapeou os fatores críticos de sucesso, sua empresa está pronta para analisar suas opções estratégicas.

Nessa etapa é importante listar as escolhas e principalmente as não escolhas estratégicas.

Uma das formas mais eficientes de tirar um “raio X” da empresa é listar suas forças e fraquezas e, simultaneamente, colocá-las em contraposição com as oportunidades e ameaças do mercado.

Na elaboração da análise de mercado, observando suas oportunidades e ameaças, o objetivo é ser factual para garantir assertividade. Mantenha o exercício qualitativo nunca quantitativo o que significa na prática que não há necessidade de fazer um relatório de 50 páginas para listar o que sua empresa já sabe de alguma forma.

Uma boa tática para evitar perda de tempo é elaborar uma síntese em 1 ( um ) slide  seguindo o modelo de análise PESTAL que significa Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal.

MUDANÇAS NA ESTRUTURA DO MERCADO

Essa ferramenta auxilia a empresa a observar, debater  e principalmente sintetizar o que está realmente acontecendo de importante no mercado sobre diferentes  perspectivas

Por exemplo:

  • Políticas – Verifique se existem fatores que possam surpreender o desempenho da sua empresa. Mudanças políticas muitas vezes afetam o desempenho de investimentos na bolsa de valores e no dólar.  Protecionismos de mercado também são comuns em países em crise.
  • Econômicas – Um aumento de taxa de juros por exemplo, pode desacelerar a atividade econômica e afetar sua previsão de vendas ou,  por outro lado, num mercado com alta taxa de crescimento poderá faltar mão de obra. Outro exemplo, as leis de incentivo fiscal para produtos específicos podem inviabilizar a venda de produtos importados ou forçar sua empresa a mudar de estado pela guerra fiscal promovida pelo governo federal.
  • Social – A faixa da população pertencente a classe C por exemplo, está tendo acesso fácil a crédito. Sua empresa poderá ter competidores como Casas Bahia, Vivo, Volkswagen, por exemplo. Eles não tem nenhum relacionamento com o segmento de mercado em que sua empresa atua, porém, estão atrás dos mesmos R$ 100 que agora sobram no bolso dessa classe social ascendente.
  • Tecnológico – As grandes lojas estão oferecendo a comodidade e conveniência na compra via comércio eletrônico.  O custo de vendas é menor e automaticamente a empresa ganha exposição nacional. Se você só tem uma loja de bairro por exemplo, poderá ser afetado por uma empresa cuja sede esta a 1000Km de distância de você e mesmo assim vende para seu vizinho de porta.
  • Ambiental – A onda do verde está crescendo e amadurecendo. Em breve será opção para a grande maioria das pessoas que acreditam terem responsabilidade sobre o planeta e gerações futuras. Sua empresa está preparada?
  • Legal – Entre as misérias que o Brasil promove,  a bizarra legislação fiscal e tributária está entre as principais. Em tese, sua empresa está sempre fora da lei e tem sempre um fiscal para lembrá-lo de forma contundente e dolorosa.

Não adianta apenas listar os fatores descritos acima sem uma ação relacionada a cada um. Portanto,  verifique como cada um dos temas acima impacta sua empresa, identifique como pode comprometer as vendas e/ou a rentabilidade. Esse mapeamento é fundamental para estabelecer prioridades e decidir sobre investimentos em projetos estratégicos que realmente farão a diferença.

Estabeleça metas, ou seja,  aponte a expectativa de mudanças e qual o resultado esperado de acordo com:

  1. Os fatos que foram publicados na análise PESTAL
  2. Seus respectivos impactos na empresa

Não faz sentido listar os fatos e impactos se não houver metas que indiquem que as mudança estão sendo promovidas em concordância.

Uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas na formulação das estratégias é a matriz SWOT. A matriz orienta o pensamento estratégico e auxilia no agrupamento das forças e fraquezas da empresa, ao mesmo tempo,  faz uma justaposição com as oportunidades e ameaças do mercado.Na prática, a matriz SWOT é uma fotografia  que relaciona os fatores internos da empresa, ou seja, suas competências e deficiências versus fatores externos que são de mercado.

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